Loading…
 +351 253 208 230 [chamada para rede fixa nacional]

Salão Mobilidade: Abertura repleta de inovações e novidades para todos os visitantes

Salão Mobilidade: Abertura repleta de inovações e novidades para todos os visitantes

O Salão Mobilidade – Auto Moto Bike Eletric - abriu as portas esta sexta-feira, dia 3 de novembro, no Altice Forum Braga. A inauguração contou com a visita institucional do presidente do município de Braga e InvestBraga, Ricardo Rio, as competições de Drones, Robots e Slot Cars, os espetáculos de Trial Bikes, a mesa-redonda sobre o Bus Rapid Transit (BRT) e a vasta exposição do setor da mobilidade.

Pelas 15h00, o pavilhão do Altice Forum Braga inaugurou a exposição repleta de atrações e dedicada a toda a família. Com 7800 metros quadrados, os visitantes puderam desfrutar de uma ampla variedade de atividades, desde competições de Drones, Robots e Slot Cars, até aos emocionantes espetáculos de Trial Bikes. Em destaque, o Salão Mobilidade marcou a estreia nacional de modelos de carros inovadores, o tão aguardado protótipo do Ford Explorer 100% Elétrico, trazido pela Stock-Car. A partir de amanhã, estará em exposição o novo LBX da Lexus, apresentado pela Caetano Auto.

Viaturas Elétricas e Combustão, Supercarros, Carros de Competição e Clássicos, Autocarros, Motos, Bicicletas, Trotinetes, Componentes e Acessórios e espaço para test drives fazem deste um fim de semana dedicado à mobilidade. A presença das tecnologias de Drones e Robots do IPCA IDRONE é uma das novidades desta edição. Os participantes têm a oportunidade de testar suas habilidades de pilotagem num desafiante IDRONE ARENA, além de explorar os robots Sphero num circuito autónomo. Também os transportes públicos ganharam espaço nesta feira, sendo uma aposta clara no futuro da cidade de Braga.

Ricardo Rio, em visita institucional ao evento, afirmou que esta edição “marca um reavivar do Salão Mobilidade. Há mais expositores e uma oferta mais diversificada. É uma forma de destacar o Salão da Mobilidade e de prestigiar as novidades das marcas da cidade. O Salão tem evoluído ao longo do tempo, tendo deixado de ser Salão Automóvel para um que valoriza as diferentes formas de mobilidade. A presença das motas, bicicletas e as conferências, como o BRT, representam o espectro de soluções mais alargado para o cidadão. Temos todas as condições para termos um evento bastante participado”.

Um dos pontos altos deste primeiro dia, foi a mesa-redonda intitulada "Bus Rapid Transit (BRT): Novo Impulso na Mobilidade". Com a participação de oradores como Tiago Braga do Metro do Porto, João Marrana do Metro do Mondego, María José Ajuriaguerra Uribe da TUVISA - Transportes Urbanos de Vitoria - Gasteiz, e moderado por Teotónio Santos da TUB - Transportes Urbanos de Braga, a discussão destacou o BRT como uma solução inovadora que promete revolucionar a mobilidade em Braga.

O pequeno auditório do Altice Forum Braga deu lugar à partilha do conhecimento, lições, obstáculos e outras curiosidades aprendidas com o processo e implementação do BRT no Porto, Mondego e Vitoria.

O BRT, um sistema de transporte público avançado, semelhante a um autocarro, com tecnologia de ponta e capacidade para gerir um grande fluxo de passageiros, tem o potencial de contribuir para a neutralidade nas emissões carbónicas, especialmente numa cidade com um crescimento populacional exponencial. Como observou Teotónio Santos: "Braga cresceu para o uso do transporte individual, mas as questões de sustentabilidade ambiental, social e congestionamento de trânsito estão a fazer mudar as necessidades da população.". O BRT representa uma solução promissora para atender às necessidades dos cidadãos, que procuram rapidez, pontualidade, regularidade, frequência e conforto nos transportes públicos.

Uma das dificuldades apontadas por Tiago Braga é o facto de as instituições de transportes públicos crescerem pouco “comparativamente com o da motorização da população, que está com cerca de 800 veículos por cada 1000 habitantes em Portugal”.

O Salão Mobilidade proporcionou vários momentos de entretenimento durante a tarde, como a exibição de acrobacias de bicicletas pela renomada equipa de ciclismo Trial Portugal. Esta equipa, vencedora de cinco Campeonatos Nacionais e sete Taças de Portugal, tem o compromisso social de incentivar a prática de exercício em várias localidades. Os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar as bicicletas e aprender alguns truques.

As famílias puderam também sentir a emoção de andar numa montanha-russa ou explorar o mundo jurássico em 9D, através da experiência imersiva com simuladores de realidade virtual, que foram disponibilizados gratuitamente.

Sábado será o dia mais preenchido do Salão Mobilidade. A Bike Brothers promove um passeio de bicicletas BTT, com início

e término no Altice Forum Braga, pelas 10h00. A Harley Davidson, em comemoração dos seus 120 anos, realiza um encontro de Motos, pelas 15h00. No pavilhão, a rubrica “À conversa com” trará o ciclista espanhol Alberto Contador, vencedor de três voltas a Espanha, e os pilotos de automobilismo Daniel Vilaça, Miguel Correia, Ricardo Gomes e Sérgio Freitas. Estas conversas, com início pelas 15h15 e término às 17h30, terão como foco as curiosidades da vida no desporto e permitirão a interação com o público.

A programação de Conferências e Conversas passa por temas como “As Cidades Que Caminham”, “Sistemas de antipoluição em motores de combustão”, “Manutenção e Reparação em Veículos Híbridos e Elétricos”, “O Futuro da Mobilidade Elétrica” e “A segurança no desporto motorizado”. A participação nos eventos no Pequeno Auditório é livre e gratuita (sujeita à lotação do espaço). No final de cada sessão será distribuído um convite de acesso à feira.

Com acesso gratuito para visitantes até aos 10 anos, os bilhetes para o restante público terão um custo de 3 euros, estando à venda nas bilheteiras do Altice Forum Braga e Meo BlueTicket.

O Salão Mobilidade é organizado pelo Altice Forum Braga, InvestBraga e pelo Município de Braga.

Horários Salão Mobilidade:
Dia 4 de novembro: das 10h00 às 23h00
Dia 5 de novembro: das 10h00 às 20h00

Saiba mais sobre o Salão Mobilidade em https://www.forumbraga.com/Detail/Index/4c7f944e-054d-11ee-bdf8-000d3ad7a4dc

+2601782

VISITANTES

+1146

EVENTOS

+241

CONGRESSOS

+428

ESPETÁCULOS

Conheça todos os eventos

Agenda

Conte connosco para a organização do seu evento

No Forum Braga encontra espaços e uma equipa com vários anos de experiência que vão tornar o seu evento inesquecível.

Parceiros de Negócio

Altice

 

Sagres

FORUM BRAGA

Um fórum moderno, interativo e ambientalmente sustentável, pensado e feito para as pessoas. Um ponto de encontro para negócio, cultura e com múltiplas valências para fazer sonhar e concretizar todo o tipo de experiências.

JÁ DISPONÍVEL | App Forum Braga

Contactos

Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves
4715 - 558 Braga
Ver Mapa
Obter Direções

T.: +351 253 208 230[chamada para rede fixa nacional]